BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

sábado, 19 de junho de 2010

QUAE SUNT CAESARIS, CAESARI*


A Polícia Militar do Ceará não tem a tradição de guardar ou registrar a sua história. Isto cria um ambiente muito propício para os aventureiros de última hora; aqueles que, sem uma história profissional consistente, tentam aproveitar-se do pouco conhecimento dos policiais mais novos e da carência de registros documentais para, já no lusco-fusco de suas improdutivas carreiras, tentarem aparecer como o "Jim Street" (personagem de Colin Farrell em S.W.A.T.) em pessoa.

No Batalhão de Polícia de Choque tive uma imensa dificuldade em elaborar um histórico consistente de sua evolução, mas uma coisa posso afirmar com certeza:

1º - O fundador do GATE foi o Ten. Monteiro (Hoje T.Cel.).
2º - O fundador do COTAM foi o Maj. Serra (Hoje Cel.).

* A César o que é de César

4 comentários:

Anônimo disse...

a história do bpchq deve ser preservada e guardada como uma história de glórias. Em relação aos fundadores, é preciso se diferenciar de quem foi a idéia e quem a pôs em prática. a simples expressão o fundador foi.... não ressoa verdadeiro, caberia um histórico de como ocorreu.o GATE e o COTAM são peças hoje fundamentais em qualquer ação mais complexa onde se deseja o sucesso.
parabéns.

Anônimo disse...

Olá Major Wilson!
Tenho uma dúvida se o que escutei é verdade:

"Extinção do COTAM
infelizmente estão querendo acabar com o COTAM querem extinguir a tropa e fazer tudo somente CHOQUE, o Cel Batista atual cmt do BpChq com o apoio do Cap Martins são os autores da extinção do COTAM

Colocaram no comando da cia o Cap Lima, pelo menos é uma ótima pessoa mas deixa bastante a desejar qndo se fala em policiamento de choque, ele como sempre foi de cia POG ainda naum despertou quais as atividades do COTAM, tranferiram do COTAM ótimos policiais, disciplinados e operacionais e vice versa eles mandaram vários policiais da 1a/5o direto para o COTAM, quebrando as normas gerais de ação da Cia onde afirma q para o policial ingressar nela deve se pelo menos ter passado pelo CDC.

o COTAM já não é mais aquela tropa de reação, está em fase de decadência e segundo nosso comandante Cel Batista e o Cap Martins ele será extinto, tudo será apenas CHOQUE e todos os policiais mais antigos do COTAM serão tranferidos, como já vem acontecendo ultimamente...

ps. pode ser que um dia precise e não tenha."

Isso é verídico Major???
Um forte abraço e que os improperios que estam sendo ditos sobre o seu treinamento com a Taser,sejam calados por tamanha igonorâcia por parte dos que se dizem "jornalistas" no qual não procuram nem saber se a denucia e verídica!

Anônimo disse...

Major Wilson,
como pode um policial com MENOS DE 2(DOIS) ANOS na Policia, pode ser transferido para uma das Companhias do BPCHOQUE? E muito peixada mesmo...

Anônimo disse...

é, 4,8% para todos e fim de papo, aliás...CTAM GATE CHOQUE POG RONDA e etc...