BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

POLÍCIA COMUNITÁRIA?

"A arte do policiamento bem sucedido é ser capaz de minizar o uso da força, mas esta permanece como recurso especializado da polícia, seu papel distintivo na ordem política."

REINER, Robert. A Política da Polícia, Edusp, São Paulo, 2004: p. 28.

Nossos especialistas em polícia comunitária acreditam que ser um policial comunitário significa ser omisso e despreparado.
Técnicas de abordagem e táticas de tiro defensivo não fazem com que o policial deixe de se relacionar comunitariamente, mas certamente salvará sua vida.
Infelizmente muitos companheiros estão preocupados exclusivamente com suas pontuações para promoções, chegando a desconsiderar a segurança de seus comandados.
Hoje mais um PM do Ronda foi alvejado por um bandido. Felizmente o colete salvou a sua vida.
Na conta de quem ficará a dívida pela vida perdida de um desses rapazes ou moças?

3 comentários:

Cap PM Colares disse...

Os Policiais Militares sendo formados para serem assistentes sociais e os bandidos usando táticas de guerrilha contra eles, se disfarçando de mendigos para surpreender os militares, usando de emboscadas para caçá-los.
Anteriormente já disse e repito:" chega um momento que temos que enfrentar nossos demônios"
Nada contra a filosofia de Polícia Comunitária, mas, a Polícia Militar ela é Preventiva e Repressiva, estão preocupados demais em retirar o caráter Militar da Polícia.Devemos sim, nos espelhar em Polícias que deram certo, mas respeitando as particularidaes do teatro de operações em que cada uma atua.Um programa que deu certo no Rio de Janeiro, não significa que aqui vai dar certo, pois, as características do ceará são diferentes, fazendo uma analogia macro, um modelo de Polícia de outro país,que deu certo, não necessariamente no Brasil pode funcionar, devido a nossa cultura,geografia, modelo político, modelo de justiça, características de cada região,valorização do profissional,etc.

Anônimo disse...

DO QUE VALE UMA POLICIA COMUNITÁRIA, SE É INCAPAZ DE DAR SEGURANÇA AOS CIDADÃOS?? JÁ OUVI VÁRIAS PESSOAS DIZENDO QUE NÃO CONFIAM NO RONDA E O MOTIVO ESTÁ BEM EXPOSTO: O DESPREPARO DESSES JOVENS POLICIAIS. SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO.

Anônimo disse...

A critica por si só, em nada ajuda a melhorar a situação da segurança pública. Falar mal do novos soldados, que são despreparados e omissos, cabe uma atitude reflexiva, pois nós Oficiais é que os instruímos enquanto policiais militares. Vejo que estamos sempre circundando problemas menores,como este. Temos que fortalecer o profisionalismo institucional e sair da idéia do "sacerdócio" que mascara vaidades e ignorância sobre a atividade de Segurança Pública. Acredito que seu blog tem se mostrado o mais preparado para estas discursões, diferentemente dos demais que se apresentam oportunistas e sem nenhum foco institucional.