Sempre fico muito apreensivo quando viajo de avião, tendo como único meio de relaxar a leitura de um bom livro. Na ida para São Paulo consegui ler, por inteiro, o livro Picos e Vales de Spencer Johnson; um livrinho de auto-ajuda muito interessante e criativo.
No aeroporto de Guarulhos, preparando-me para a viagem de volta, encontrei o livro Sangue Azul - Morte e Corrupção na PM do Rio, de Leonardo Gudel. O autor afirma que este livro retrata fielmente a história real de um PM do Rio de Janeiro, identificado apenas por Rubens, por medida de segurança.
O livro é interessante pelo que se propõe a apresentar, mas intensamente fantasioso e exagerado, onde, podemos observar claramente, procura superar financeiramente o sucesso do livro Elite da Tropa (Sangue Azul também será transformado em filme).
Neste trabalho, o autor consegue transformar os policiais militares do Rio de Janeiro em verdadeiros animais selvagens, onde o único prazer e diversão é matar pessoas, sendo bandido ou não (incluindo crianças), extorquir, roubar, fazer uso de drogas, etc. (detalhe: lí apenas metade do livro ainda).
Sabemos que os policias militares têm seus problemas, principalmente a PM do Rio de Janeiro, mas acreditar em tudo que o autor relata neste trabalho é desacreditar em nossa capacidade crítica.
Trata-se de apenas mais um que deseja se aproveitar das fragilidades de nossas polícias para ganhar fama e dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário