BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VAI NASCER UM MONSTRO...

Há uma imensa preocupação, por parte das autoridades que compõem a cúpula da segurança pública cearense, com o policiamento das áreas comerciais do centro da cidade e do corredor da Av. Monsenhor Tabosa. Preocupação esta que, apesar de todas as justificativas, tais como o aumento do fluxo de pessoas, chega a ser exagerada, pois pode vir a prejudicar outras áreas da cidade.

Enquanto isso, está em gestação um grande "monstro" que deverá assolar a sociedade cearense nos próximos anos, entretanto nenhuma dessas autoridades está dando importância: trata-se do crime organizado.

O interior do Ceará está sendo uma grande incubadora deste tipo de atividade criminosa que estende os seus tentáculos desde o tráfico de drogas, passando pelos homicídios por encomenda, e indo até os grandes assaltos, estes realizados em municípios de estados vizinhos.

Já temos, no Brasil, experiências deste tipo, onde as autoridades ignoram áreas menos favorecidas da sociedade dando prioridade para projetos pontuais de curto prazo, agradando, quase que exclusivamente, setores mais favorecidos economicamente; isto ocorreu há alguns anos no Rio de Janeiro, e hoje o crime organizado tem influência em boa parte da sociedade e domina a maior parte das comunidades mais carentes.

Nenhum comentário: