O período histórico denominado Iluminismo, compreendido entre fins do século XVII e fins do século XVIII, também conhecido como século das luzes, caracterizou-se, entre outras críticas, por considerar o conhecimento como algo que tem a finalidade de tornar a vida das pessoas melhor, seja individualmente ou na sua convivência em sociedade.
Um dos grandes exponenciais deste importante período foi Kant, que em dezembro de 1783 publicou um artigo intitulado Beantwortung der frage: was ist aufklarung? [Resposta à pergunta: que é esclarecimento?]. Neste artigo, ele aponta a preguiça e a covardia como fatores que mantêm a maior parte dos seres humanos na menoridade.
"Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem."
Continuando a leitura deste texto, ao ler a passagem que transcrevo a seguir, quase dei um grito de alegria, que foi contido por conta do sono tranquilo do Wilson Jr, depois de mais uma noite mal dormida, e pela iminência de um possível puxão de orelha da Dona Patroa:
"Assim, seria muito prejudicial a um oficial, a quem seu superior deu uma ordem, quisesse pôr-se a raciocinar em voz alta no serviço a respeito da conveniência ou da utilidade dessa ordem. Deve obedecer. Mas, razoavelmente, não se lhe pode impedir, enquanto homem versado no assunto, fazer observações sobre os erros no serviço militar, e expor essas observações ao seu público, para que as julgue."
A alegria veio por conta de ter conseguido, finalmente, um advogado que conseguisse, em tão poucas palavras, defender-me das injustas e simuladas pressões, mesmo que este advogado tenha antecipado esta defesa em mais de duzentos anos.
SAPERE AUDE = Tem a coragem de te servires do teu próprio entendimento! (lema iluminista)
3 comentários:
para leitura do amigo
http://www.feneme.org.br/index.php?mod=noticias&inc=mais_procurados&opt=interna&id=923&sub=32
“E as eleições 2010?
Aos nobres amigos da PMCE, ano que vem novamente teremos que votar para Presidente da República, Governador do Estado, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Peço-lhes que se envolvam na questão política amigos. Se hoje estamos passando por essas dificuldades que só nos maltratam, é pq nunca conseguimos eleger ninguém que lutasse por nossa classe.
À nível federal, lembrem-se que deveremos votar em candidatos a deputados, senadores e presidente que se comprometam com a nossa PEC 300.
Entretanto, acho que é a nível estadual que nossa situação é mais crítica. O ideal seria que lancássemos um candidato à assembléia que fosse do nosso meio, um nome que a maioria aceitasse e se comprometesse à elegê-lo. Só na ativa somos 15.000 eleitores e, multiplicando esse número por 3 (levando em consideração nossos familiares) temos votos ao menos 3 deputados estaduais. Quanto à eleição para Governador, não vejo entre os nomes que aí estão, nenhuma mudança. Se o que está não for eleito, o que duvido, o que virá não mudará muito. Mas temos que ter força eleitoral. Precisamos disso. Vamos nos mobilizar e eleger nossos deputados. Força temos para isso.
Nossas reivindicações principais
1. Desmilitarização
2. Reposição salarial
3. Plano de saúde para os PMs
4. Diminuição da carga horária
5. Nova lei para a promoção das praças
6. Aprovação da PEC 300
7. Adicional noturno
8. Adicional de risco de vida
9. Adicional de hora extra
10. Fim das gratificações e incorporação desses rendimentos aos nossos proventos
Entre outras...”
Felipe Guerra
DN 12/07/09 "...20 homens do BPChoque a pé no Centro de Fortaleza" Desde quando os policiais do choque fazem essa "nova" modalidade de policiamento?
Postar um comentário