BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

SUN TZU


Sun Tzu foi um general chinês que viveu no século IV AC e que no comando do exército real de Wu acumulou inúmeras vitórias, derrotando exércitos inimigos e capturando seus comandantes. Considerado um dos maiores estrategistas militares de todos os tempos, é o autor de A Arte da Guerra, famoso livro chinês sobre táticas militares. A Arte da Guerra é considerada de grande importância nos escritos militares e estratégicos de toda a história da humanidade.
Sun Tzu afirmava que há três maneiras pelas quais um soberano pode trazer desgraça para seu exército:

1 - Ordenando que o exército avance ou se retraia, ignorando o fato de que ele não pode obedecer. Isso fará o exército vacilar;
2 - Tentando dirigir o exército de maneira idêntica à que administra o reino, desconhecendo os assuntos militares. Isso desorienta os oficiais;
3 - Empregando indiscriminadamente os oficiais, ignorando os princípios militares de comando e de adaptação das ações às circunstâncias. Isso abala a confiança dos oficiais.

O General Alberto Cardoso, grande especialista em Sun Tzu, em seu livro intitulado Os 13 Momentos da Arte da Guerra, sabiamente comenta a passagem transcrita acima, do A Arte da Guerra:

A relação de subordinação do militar ao governante é encarada por Sun sob o aspecto da responsabilidade de ambos. Tanto deve o primeiro ter consciência de que tem de obedecer àquele que enfeixa nas mãos a autoridade delegada para dirigir o país, como deve o outro respeitar a área da competência do profissional militar, evitando ingerência indevida ou emprego inadequado.

Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência...

2 comentários:

Anônimo disse...

Também sou um fâ do Sun Tzu e de suas estratégicas bélicas. A arte suprema da guerra consiste em vencer o inimigo sem lutar.

Parabéns pelo blog! Recomendei-o no Universo Policial (www.universopolicial.com)

Boa sorte, e que o senhor não desanime.

Wanderby disse...

Parabéns pelo blog nobre camarada de tão querida terra, onde tive a felicidade e o prazer de cursar o CAO!
Wanderby - Maj PMERJ
www.wanderbymedeiros.blogspot.com