Vejo o Ronda do Quarteirão como um projeto de filosofia tipicamente comunitária desde o seu nascedouro, pois na formação de seus integrantes já se tentou estabelecer uma diferenciação em relação à forma de atuação do restante da PM. Mas faço um alerta: os encarregados pela condução deste projeto, oficiais do mais alto conceito e respeito dentro de nossa Corporação, não podem esquecer, em nenhum momento, da diferenciação das técnicas e táticas de atuação dos integrantes do Ronda. Portanto sugiro algumas disciplinas que possam vir a ser ministradas a estes profissionais, preferencialmente conduzidas por oficiais com cursos na área de polícia comunitária e que se coadunem integralmente com a filosofia, sob pena de se retroagir na idéia original do projeto.
CURSO DE SOBREVIVÊNCIA POLICIAL PARA PPMM DO RONDA
- Utilização racional, ética e legal da força letal.
- Técnicas de incapacitação não letal.
- Técnicas humanitárias de imobilização e condução de presos.
- Patrulha comunitária em áreas de risco.
- Abordagem policial cidadã.
- Uso da tonfa como instrumento de defesa.
- Correta utilização de acessórios e apetrechos policiais.
- Técnicas de tiro de sobrevivência.
- Pilotagem segura.
- Ética nas comunicações por rádio-frequência.
2 comentários:
Oi maj. concordo com a sua preocupação com o treinamento para o ronda, mais espero que esta preocupação se estenda para todo policial militar. Agora quanto a comunicação por rádio-frequência ai sim tem que se ensinar muito mesmo pois hoje em dia temos escutado muita coisa que não tem nada haver com a atividade policial.
Boa noite, sou irmão de um policial do Ronda formado na turma de 2009, e acabo de vêr uma reportagem no jornal da Record falando do treinamento de uma turma que que foram obrigados a comer em vazilhas de cachorro e levaram choque estou comentando o fato porque sei que com a turma do meu irmão não teve esse tipo de coisa.
Gostaria de saber a opinião de vocês já que sabemos que a imprensa adora comentar esses fatos isolados para fazerem polemica...
Postar um comentário