BOAS-VINDAS

É uma grande alegria receber a sua visita. Tenho o real desejo de tornar este blog um espaço onde possamos discutir, de forma aberta e sincera, assuntos de interesse profissional para todos aqueles que participam da guerra diária contra a criminalidade e a violência.
As opiniões e comentários serão de essencial importância para o sucesso deste espaço de discussões.

OS ARTIGOS PUBLICADOS PODEM SER COPIADOS, DESDE QUE CITADA A FONTE

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

EXEMPLO PROFISSIONAL

Como blogueiro tenho me sentido, vez ou outra, um pouco jornalista, apesar de ter características muito distantes deste ramo profissional; o que me leva a respeitar esta profissão.

Venho acompanhando o trabalho desenvolvido por três jornalistas do Diário do Nordeste: Fernando Ribeiro (editor), Emerson Rodrigues e Nathália Lobo; todos da página de Polícia. Tenho nutrido uma grande admiração pelo conteúdo de seus artigos.

Ortega y Gasset, filósofo considerado um dos mais importantes ensaístas do século XX, autor da obra "A Rebelião das Massas" (1930), ensinava que era obrigação do jornalista: clareza, domínio da língua, familiaridade com o tema, texto escorreito, discernimento, conhecimento e compreensão da realidade, consciência crítica, fidelidade à fonte e aos fatos, compromisso com a verdade, autonomia, imparcialidade, isenção, sinceridade e honestidade.

A estes jornalistas, que em seus trabalhos temos observado as características descritas acima, minhas congratulações por terem a coragem de levar ao conhecimento da sociedade fatos relevantes da segurança pública de nosso Estado.

Nenhum comentário: